segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Neoplasia Benignas e malignas

Para quem não sabe, um tumor surge graças a uma alteração genética das células do organismo, sendo que no caso dos cânceres malignos se multiplicam de maneira descontrolada. Devemos entender que em nosso organismo existe um ciclo de vida e morte que necessita do ciclo de reciclagem das células e como exemplo, as células do cérebro duram para toda a vida, já as células do sangue duram apenas alguns dias. Os denominados oncogenes são os principais ativadores que estimulam a sua multiplicação, sendo que ao mesmo tempo os supressores realizam o contrário, o controle do crescimento e a morte das células.
Para o tumor benigno ocorre-se uma pequena mutação genética da célula, entretanto, não prejudica a célula tornando-a degenerativa. E em relação ao tumor maligno, pode ocorrer um descontrole dos oncogenes ativadores que fax com que as células se multipliquem de forma mais acelerada. Simultaneamente os oncogenes supressores perdem a capacidade de controlar o aumento da célula que deveria ser combatida para que continue havendo vida. Sobretudo, o processo ocasiona em uma ruptura da estrutura que mantém as células unidas e ligadas, no qual ocorre um aumento descontrolado das células que tinha como obrigação ocupar um único lugar no organismo. Como estas células consequentemente penetram-se na estruturas vizinhas, como por exemplo, ossos e tecidos, denominados assim, de células invasivas. Para agravar ainda mais a situação, os tumores malignos quebram a membrana dos vasos que faz com que elas caiam na corrente sanguínea, e uma vez no sangue, ocorre a metástase que é o processo no qual as células modificadas viajam no organismo e atacam os demais órgãos.
Essas mutações celulares podem ser hereditárias (que se transmite dos ascendentes aos descendentes) e também podem ser adquiridas ao longo da vida, no qual é causado por três agentes cancerígenos, sendo eles: químicos (cigarro), biológicos (vírus) e físicos (exposição excessiva a luz solar). Assim, o tumor é um foco de multiplicação anormal das células que se tornar um caroço ou pretuberância, no qual ser benigno ou maligno depende da constituição destas células, assim os benignos as células crescem de forma muito lenta e não agride o indivíduo. Já no maligno o crescimento é rápido e se espelha pelo organismo criando focos, além de ser agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário