domingo, 7 de novembro de 2010

Formação da cicatriz

 Os fatores de crescimento e citocinas liberadas no local da lesão induzem a proliferação e migração de fibroblastos na estrutura do tecido de granulação dos novos vasos sanguíneos e na MEC frouxa que se forma inicialmente no local da raparação.
Processoa que participam na formação de uma cicatriz:
   (1) Proliferação e Migração do Fibroblasto:
A migração de fibroblastos ao local de lesão e sua proliferação subsequente são deflagrados por fatores de crescimento múltiplos.As fontes desses fatores de crescimentos e citocinas incluem plaquetas, uma variedade de células inflamatórias (principalmente os macrófagos) e o endotélio ativado.Os macrófagos são importantes constituintes celulares do tecido de granulação,eliminando detritos extracelulares ,fibrina e outros materiais estranhos no local da reparação.

  ( 2) Deposição da Matriz Extracelular e Formação da Cicatriz:
À medida que a reparçaõ continua, o número de células endoteliais proliferantes e fibroblastos diminue.Os fibroblastos depositam,progressivamente,quantidades elevadas de MEC. Os colágenos fibrilares formam uma porção principal do tecido conjuntivo em locais de reparação e são importantes para o desenvolvimento da resistência na cicatrização de feridas.A síntese de colágeno por fibroblastos começa dentro de três a cinco dias após a lesão e continua por várias semanas,dependendo do tamanho da ferida.

  (3) Remodelação Tecidual:
A substituição do tecido de granulação por uma cicatriz envolve transições na composição da MEC.O equilibrio entre a síntese e a dedegradação da MEc resulta na remodelação da estrutura do tecido conjuntivo -um aspecto importante na inflamação crônica e reparação da ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário