A calcificação é a deposição de sais de cálcio,juntamente com pequenas quantidades de ferro,magnésio e outros sais minerais nos tecidos.
Existem duas formas de calciuficação petológica:
Calcificação Distrófica: Nela a deposição é local,em tecidos que estão morrendo.è encontrada em áreas de necrose,seja ela,de coagulação,caseosa ou de liquefação,e em focos de necrose gordurosa enzimática.
Calcificação Metastática: Pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia.
Causas da hipercalcemia:
- Aumento da secreção do hormônio da paratireóide(PTH) com a consequente reabsorção óssea,como a que ocorre no hiperparatireodismo devido a tumores da paratireóide.
- Destruição do tecido ósseo que ocorre nos tecidos primários da medula óssea(ex:mieloma múltiplo,leucemia).
- Desordens relacionadas à vitamina D,incluindo a intoxicação pela vitamina D,sarcoidose(na qual os macrófagos ativam um precursor da vitamina D).
- Insuficiência renal,causa retenção de fosfato,levando ao hiperparatireoidismo secundário.
Causas menos frequentes incluem a intoxicação pelo alumínio,que ocorre em pacientes em diálise renal crônica.
A calcificação metastática pode ocorrerem em todo o corpo,mais afeta principalmente os tecidos intersticiais da mucosa gástrica,rins,pulmôes,artérias sistêmicase veias pulmonares.
Normalmente,os sais minerais não causam disfunção clínica,mas ocasionalmente,o envolvimento maciço dos pulmões produz incríveis alterações radiológicas e deficiência respiratória.
OBS:Acúmulos maciços nos ríns(nefrocalcinose)podem,com o tempo,causar dano renal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário