domingo, 22 de agosto de 2010

Atrofia

  • É a redução no tamanho da célula devido à perda de substâncias.
  • É vista como uma forma de resposta de adaptação e pode culminar em morte celular.
Pode ser:

Atrofia Fisiológica: É comum durante as fases iniciais do desenvolvimento.Algumas estruturas embrionárias como notocorda ,ducto tiroglosso sofrem atrofia durante o desenvolvimento fetal.E o útero que diminue de tamanho após o parto.
Atrofia Patológica: Depende da causa e pode ser localizada ou generalizada

                      Principais causas de atrofia;
  • Diminuição de carga(Atrofia por desuso): Quando um membro fraturado é imobilizado ou quando um paciente está restrito a repouso absoluto, a trofia muscular se instala rapidamente coma retomada das atividades físicas a rápida diminuição inicial no tamanho celular é reversível.
  • Perda da inervação(Atrofia por desnervação):Como o funcionamento normal dos músculos esqueléticos depende do suprimento nervoso, ima lesão nos nervos causa uma rápida atrofia das fibras musculares inervadas por eles.
  • Diminuiçaõ do suprimento sanguíneo: A reduçaõ de suprimento sanguíneo(isquemia)de um tecido resultante de doença arterial oclusiva leva á atrofia do tecido devido a uma perda progressiva das células.Na velhice, o cérebro sofre uma atrofia progressiva,porque a aterosclerose reduz seu suprimento sanguíneo.
  • Envelhecimento(Atrofia senil):O processo de envelhecimento está associado com perda celular,vista especialmente no cerebro e coração.
Pressão; A compressão de um tecido por um período de tempo pode causar atrofia.

A atrofia resulta de uma reduçao nos componentes estruturais da célula.Apesar de as células atróficas apresentarem uma função reduzida,elas não estão mortas.Entretanto,a trofia pode progredir para um ponto em que as células são danificadas e morrem.A apoptose,pode ser induzida pelos mesmos sinais que causam a atrofia,podendo assim,contribuir para a perda de massa do órgão.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário