sábado, 4 de setembro de 2010

ENVELHECIMENTO CELULAR

É o resultado de um declínio progressivo na capacidade proliferativa,e no tempo de vida das células,e o efeito da exposição continuada a influências que resultam no acúmulo progressivo de danoscelular e molecular.Com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas,eestruturais em praticamente todos os sistemas do corpo.
O envelhecimento individual é muitas vezes,afetado por fatores genéticos,dieta,condições sociais,e a ocorrência de doenças relacionadas ao envelhecimento como aterosclerose,o diabetes e a osteoartrite.

  • Alterações Estruturais e Bioquímica do Envelhecimento Celular:
A capacidade das células envelhecidas em captar nutrientes e reparar lesões cromossômicas está reduzida.Ex: A glicolisação das proteínas do cristalino relacionadas ao envelhecimento pode ser a fase das cataratas senis.
  • Envelhecimento do Processo de Multiplicação:
As células têm a capacidade limitada de se multiplicarem.Quando fibroblastos humanos normais são postos em cultura de tecidos,eles apresentam um potencial limitado de divisão.As células de crianças se multiplicam mais do que as células de pessoas mais velhas.Após um número fixo de divisões,as células estacionam em um estágio terminal sem capacidade de se dividir,conhecido como SENESCÊNCIA CELULAR .

OBS: A perda ou diminuição do telômero leva ao envelhecimento.
O comprimento dos telômeros é normalmente mantido pela adição de nucleótideos medida pela enzima TELOMERASE.
Conforme as células envelhecem seus telômeros ficam mais curtos até que interrompem o ciclo celular resultando naincapacidade de gerar novas célulaspara substituir as que foram danificadas.
Nas células cancerosas imortais,a telomerase é reativada e os telômeros não encurtam,sugerindo que o alongamento dos telômeros possa ser uma etapa importante-possivelmente essencial na formação do tumor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário