sábado, 14 de agosto de 2010

Necrose de Coagulação.

Tipo mais comum das necroses.Esta necrose,em 99% das vezes,é dependente da obstrução de ramo arterial em órgão com circulação do tipo anatômica e funcionalmente terminal.A tonalidade pálida da área necrótica também a faz ser chamada de necrose isquêmica.
As necroses de coagulação na maioria representam as necroses observadas nos infartos,como aqueles que ocorrem no coração,rim e nos tumores de crescimento rápido.São ainda vistos em queimaduras e nas lesões produzidas por ácidos e bases fortes.
A necrose de coagulação se caracteriza pela conversão da célula em arcabouço acidófilo opaco.Isso ocorre,em geral,com perda do núcleo ,mas com preservação da forma celular básica,permitindo o reconhecimento dos contornos celulares e da arquitetura do tecido.Na necrose de coagulação,olhando o "fantasma" das células que morreram,é possivel se fazer o diagnóstico do órgão.
Uma causa menos comum de necrose de coagulação,que é a de natureza hipoxêmica e não isquêmica,é aquela observada no choque.Esta condição induz hipoxia em diferentes órgãos.
Alguns tóxicos como o clorofórmio,o bromobenzeno e toxinas bacterianas podem induzir necrose de coagulação centrolobular no fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário